Acidente de trabalho: culpa ou vulnerabilidade do trabalhador?
- Evandro F. da Silva
- 20 de jul. de 2016
- 1 min de leitura
Com o objetivo de contribuir para a melhoria da coleta de dados e análise de acidentes laborais graves e fatais pela auditoria fiscal do trabalho, o médico e auditor fiscal, Albino Pereira de Sampaio, realizou uma pesquisa que avaliou um conjunto de fatores relacionado com o trabalhador e com a organização do trabalho e a sua possível influência na causa das ocorrências.
Tema da dissertação de mestrado de Albino no curso de pós-graduação da Fundacentro, o estudo foi baseado em relatórios de análises de 452 acidentes de trabalho graves ou fatais, no período 2009/2012, em diferentes estados brasileiros, com empresas de variados ramos de atividade e porte.
De acordo com Albino, a ausência de uma análise mais aprofundada sobre as causas dos acidentes podem levar a justificativas como fatalidade ou falta de atenção do trabalhador, quando o que está por trás é uma situação de vulnerabilidade do empregado pela falta de capacitação e ciência de risco na função que exerce. “Ao olhar o erro do outro, deixa-se de enxergar o fator de risco para todos, em especial para os que não o conhecem, por não terem ciência dele”, complementa o auditor fiscal.
Fonte: Revista CIPA - Proteção
Data de coleta: 20/07/2016

Comments